análises clínicas

Análises Clínicas

Hematologia

Bioquímica

Microbiologia

Imunologia

Endocrinologia

Alergologia

Monitorização de Fármacos

Toxicologia Clínica

Patologia Molecular

Absorção Atómica

HPLC

Citometria de Fluxo

parceria de negócios

parceria de serviços

emprego

newsletter

/  Especialidade  /  Análises Clínicas

LabMED Análises Clínicas

PREPARAÇÃO

De uma maneira geral, o principal cuidado que os utentes deverão ter antes da realização de análises clínicas é o de, no caso de análises ao sangue, estar em jejum de, no mínimo, 12 horas no momento da colheita. Porém, nem todas as análises têm esta exigência.

A realização de determinadas análises, como Hidroxiprolina ou Serotonina, exige alguns cuidados com a dieta nos dias anteriores à colheita, porque certos alimentos interferem com a técnica usada.

Poderá efectuar a colheita de sangue em qualquer uma das clínicas LabMED Saúde, ou nos nossos postos de colheita.

As análises clínicas são um dos mais importantes meios complementares de diagnóstico colocados à disposição dos Médicos.

Consistem, fundamentalmente, na detecção e/ou medição de determinadas substâncias ou microorganismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).

Na LabMED Saúde realizamos análises clínicas numa vastíssima gama de valências, das quais destacamos:

Hematologia

Consiste no estudo do sangue, seus constituintes (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas) e patologias relacionadas (por exemplo, a nível da coagulação).

Bioquímica

Consiste principalmente no estudo da química dos processos biológicos que ocorrem nos seres vivos. No âmbito laboratorial, é efectuado o doseamento de diversas substâncias, como o colesterol, a glicose, a ureia, etc.

Microbiologia

Consiste no estudo dos microorganismos, como bactérias, vírus ou fungos. No laboratório, este estudo está relacionado com o impacto destes microorganismos na saúde.

Imunologia

Consiste no estudo do sistema imunitário e suas patologias. No âmbito laboratorial, são efectuados testes relacionados com a actividade do sistema imunitário em relação a determinados microorganismos ou substâncias.

Endocrinologia

Consiste no estudo glândulas endócrinas (tiróide, hipófise, etc), das hormonas e das patologias relacionadas com o sistema endócrino (como por exemplo a diabetes).

Alergologia

É um ramo específico da Imunologia, que visa o estudo e tratamento das doenças alérgicas.

Monitorização de Fármacos

Consiste na avaliação periódica e orientação, por um médico especialista, no tratamento farmacológico de determinadas patologias (por exemplo a nível da coagulação).

Toxicologia Clínica

Consiste no estudo dos sintomas e sinais clínicos de intoxicação por substâncias químicas presentes no ar, na água, nos alimentos ou medicamentos. Abrange a monitorização terapêutica e biológica, o controlo anti-dopagem e de farmaco-dependência, bem como a análise em substractos, como por exemplo, o ar, alimentos, água e solo.

Patologia Molecular

Consiste no estudo molecular de doenças, unindo a anatomia patológica e a biologia molecular para exame e análise de órgãos, tecidos e fluidos do corpo.

Absorção Atómica

É uma técnica de espectrofotometria usada para medir a quantidade de determinadas moléculas (por exemplo, alguns metais) no sangue.

HPLC

Sigla de High Performance Liquid Chromatography (cromatografia líquida de elevado desempenho). É uma técnica usada para análise de diversos metabolitos (por exemplo, catecolaminas ou hidroxiprolina).

Citometria de Fluxo

É uma técnica laboratorial que permite a contagem e medição das células que passam em corrente através de um feixe de luz. É utilizada, por exemplo, na monitorização da infecção por HIV.

 
 

© 2020 LabMED Saúde. Todos os direitos reservados. Webdesign by LabMED Saúde  •  Política de privacidade  •  Condições de utilização